sexta-feira, 27 de outubro de 2017

WRC - Dia 1 Dayinsure Wales Rally GB 2017

Apesar de ter sido um dia com algum sol, a grande quantidade de chuva que caiu nos últimos dias, fez com os troços britânicos se encontrassem muito escorregadios em algumas partes, tornando-os muito difíceis em termos de confiança para alguns pilotos.







Depois dos excelentes tempos efetuados no shakedown, Elfyn Evans voltou a mostrar rapidez com os pneus DMACK, ao passar para a liderança logo no inicio do dia. Apesar de se queixar das dificuldades de aderência, Evans foi o mais rápido em três troços e foi sempre líder a partir da especial número dois, terminando o primeiro dia em primeiro com uma vantagem de 24,6s.

Ott Tänak começou o rally na terceira posição, venceu uma especial, mas só na seguinte conseguiu passar para segundo, numa etapa em que não esteve satisfeito com a afinação dos diferenciais.

Sébastien Ogier foi o primeiro líder ao vencer a super especial disputada ontem e começou bem no inicio da manhã de hoje, mas perdeu 14s na primeira passagem por Hafren, caindo para a quarta posição. O francês venceu mais uma especial à tarde e reaproximou-se de Tänak, terminando o dia a 2,2s do estónio.

Thierry Neuville sofreu ontem uma penalização de 10s após chegar 1 minuto atrasado, depois do belga ter algumas dificuldades em colocar o motor a funcionar. No inicio da manhã, Neuville teve uma ligeira saída e deixou o motor calar-se, perdendo mais terreno para os seus adversários. Num dia com altos e baixos, o belga acabou por vencer a derradeira especial do dia e subir até à quarta posição a 10,3s de Ogier.

Jari-Matti Latvala queixou-se de alguma falta de tração e das rodas dianteiras escorregarem em demasia. O finlandês subiu para quinto na segunda especial do dia, conseguindo manter sempre a mesma posição, mas já se encontra a 41,9s de Evans e a 4,8s de Neuville.

Durante a maior parte do dia e apesar de se queixar da má preparação nos testes por parte da Citroën, Kris Meeke foi o único piloto a incomodar os homens da M-Sport, mas acabou por perder preciosos segundos na última especial do dia e baixar para a sexta posição a 0,1s de Latvala.

Andreas Mikkelsen encontrou algumas dificuldades nos pisos escorregadios, na sua adaptação ao Hyundai. O norueguês chegou a rodar em quinto, mas perdeu tempo durante a tarde, baixando duas posições a 10s de Meeke.

Dani Sordo sentiu as mesmas dificuldades de Mikkelsen, mas perdeu ainda mais tempo do que o norueguês, não indo além da oitava posição, um pouco melhor do que Hayden Paddon que preferia que estivesse a chover do que disputar troços com partes secas e molhadas.

Tal como o principal piloto da Toyota, Juho Hänninen e Esapekka Lappi também tiveram muitas dificuldades em ter tração, mas estes dois estiveram bem pior do que Latvala, com ambos a estarem com quase 2 minutos de atraso para Evans.

Mads Østberg teve muitas dificuldades nas suas afinações, não conseguindo ser rápido num rally em que costuma ter melhores prestações. O norueguês já perdeu 2 minutos para Evans, mas está perto de Lappi.

Craig Breen começou o dia a melhorar na classificação aos poucos, mas acabou por furar um pneu na primeira passagem pelos 35km de Hafren e perder mais de 1 minuto para o mais rápido, caindo para décimo terceiro. Na derradeira especial do dia, o irlandês deixou o carro preso numa vala após escorregar numa poça de água, acabando por levar os 10 minutos por não completar a especial e cair muitas posições.

O já campeão do WRC2, Pontus Tidemand liderou a classe RC2 durante todo o dia, tendo já uma vantagem superior a 40s para Eric Camilli e Tom Cave, estando estes dois separados por 3,3s e Brynildsen um pouco mais atrás.
Teemu Suninin esteve a dar luta a Tidemand no inicio da manhã, mas acabou por perder vários minutos quando parou para trocar um pneu furado. Por outro lado, Ole Christian Veiby também estava na luta, mas acabou por capotar e ficar fora do rally.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (2); Elfyn Evans (3); Ott Tänak (1); Thierry Neuville (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Elfyn Evans (SS2 a 7)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
8 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GB) Citroën C3 WRC (preso numa vala na SS77)
20 Yazeed Al Rajhi / Michael Orr (SAU/GB) Ford Fiesta RS WRC (capotou na SS6)
33 Ole Christian Veiby / Stig Rune Skjærmoen (N) Skoda Fabia R5 (capotou na SS5)
51 Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (FIN) Ford Fiesta R5 (radiador na SS5)
82 Jari Huttunen / Antti Linnaketo (FIN) Hyundai i20 NG R5 (avaria na SS5)













Sem comentários:

Enviar um comentário