sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

WRC - Dia 2 Rallye Automobile de Monte Carlo 2018

O segundo dia do Rallye Monte Carlo esteve seco durante a manhã, mas a prometida chuva chegou à tarde em força, para depois parar e voltar secar na derradeira especial do dia. A neve começou a cair na zona dos troços que se disputam amanhã e as temperaturas negativas esperadas para a noite de hoje, indicam que poderá haver neve amanhã.





Com uma noite muito mal dormida, Sébastien Ogier não teve um dia livre de problemas. O francês venceu uma especial esta manhã, mas desconcentrou-se à tarde com a chuva forte, onde chegou a fazer um pião e depois optou por seguir em frente e ficar preso momentaneamente numa vala, só saindo com a rápida ajuda do público. No entanto e apesar do erro, o francês manteve a liderança no rally.

Andreas Mikkelsen perdeu uma posição para Sordo no inicio do dia, mas viria a ficar parado na ligação com um problema no alternador e ser obrigado a regressar amanhã em rally2.
Apesar de ainda ter alguma falta de confiança com o Toyota, Ott Tänak foi o piloto mais rápido do dia, vencendo dois troços e subiu à segunda posição a 14,9s do líder, depois deste perdido mais de 30 segundos.

Dani Sordo começou o dia regular, mas acabou por perder uma posição para Tänak no final de manhã e atrasou-se em relação ao estónio após perder tempo nos dois troços de chuva.
Esapekka Lappi e Jari-Matti Latvala terminaram o dia separados por apenas 0,2s e estão a pressionar o espanhol da Hyundai com ambos os pilotos da Toyota a terem uma desvantagem de 10 segundos.



Com o tempo perdido ontem, Kris Meeke não arriscou nas condições traiçoeiras, perdeu mais 1 minuto para Tänak, mas terminou o dia isolado na sexta posição. O britânico chegou a admitir que agora não vale a pena atacar e que apenas pode esperar por problemas de outros para subir na classificação.

Bryan Bouffier subiu para sétimo após os problemas de Mikkelsen, mas agora terá de se defender de Elfyn Evans que foi dos pilotos mais rápidos do dia, após vencer duas especiais e recuperar até à oitava posição a 27,1s do francês.

Thierry Neuville voltou a perder mais alguns segundos no inicio da manhã, após furar o pneu traseiro esquerdo. No entanto, o belga foi o segundo piloto mais rápido do dia, acabando por vencer a sua primeira especial no final do dia.
Craig Breen foi dos mais azarados do dia, ao efetuar os troços matinais sem travões no Citroën C3, devido a um toque e uma pedra que se alojou no sistema de travagem, fazendo-o perder vários minutos e terminar o dia em décimo.


Jan Kopecký passou para a frente do WRC2 e acabou por ficar isolado nesta competição, com uma vantagem superior a 8 minutos para o jovem Guillaume de Mevius, o filho mais novo de Grégoire de Mevius, a fazer o seu primeiro Monte Carlo.

Quando tinha uma desvantagem de 4s para o checo da Skoda, Eric Camilli saiu de estrada, tal como Teemu Suninen duas especiais antes do francês, ficando assim a M-Sport sem os seus dois carros, o que permitiu a Stéphane Sarrazin passar a ser o segundo melhor R5, mas também ele saiu de estrada na complicada especial 7, onde chovia muito.



Nos outros Skoda, Ole Christian Veiby e Kalle Rovanperä são os pilotos a secundar Kopecký, mas estes não estão inscritos no WRC2.

Jean-Baptiste Franceschi manteve-se na liderança do WRC3, mas passou para a ser o melhor entre os carros de duas rodas motrizes, com quase 30s de vantagem para Yoann Bonato e mais de 4 minutos para Taisko Lario

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (3); Ott Tänak (2); Elfyn Evans (2); Thierry Neuville (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 8)

DIA 2


PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Andreas Mikkelsen / Anders Jaeger (NO) Hyundai i20 coupe WRC (alternador após SS4)
31 Eric Camilli / Benjamin Veillas (FR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS6)
33 Teemu Suninen / Mikko Markkula (FI) Ford Fiesta R5 (acidente na SS4)
75 Mathieu Arzeno / Romain Roche (FR) Skoda Fabia R5 (avaria após SS3)
76 Stéphane Sarrazin / Jacques Renucci (FR) Hyundai i20 NG R5 (acidente na SS7)











































Sem comentários:

Enviar um comentário