domingo, 18 de fevereiro de 2018

PORTUGAL - Rally Serras de Fafe 2018

Com um itinerário que não agradou a maioria, documentação publicada tardiamente e tempos online com grandes falhas, o Rally Serras de Fafe salvou-se pela grande competitividade da primeira à última especial de classificação, mas a festa também acabou por ser estragada com algumas penalizações fora do tempo e de critério discutível.





Ricardo Moura e Miguel Barbosa fizeram um rally à parte de toda a concorrência, com ambos os pilotos a passarem pela liderança várias vezes e sempre com margens muito curtas entre os dois. Ricardo Moura não surpreendeu pelas dotes de condução em pisos e terra, mas Miguel Barbosa surpreendeu com o muito experiente Hugo Magalhães ao seu lado e com um novo sistema de notas. Moura acabou por vencer o rally com 1,7s de vantagem, mas Barbosa acabaria por ser penalizado em 10 segundos já na noite de domingo, devido a uma falsa partida na super especial disputada no dia anterior!!!

Pedro Meireles não testou como queria, devido a uns problemas técnicos e depois nunca conseguiu entrar no ritmo de Moura e Barbosa, acabando por ser terceiro na estrada e depois baixar uma posição na secretaria, sendo ele também penalizado por uma alegada falsa partida na mesma super especial.

José Pedro Fontes regressou após vários meses de paragem forçada, sendo premiado no final com a terceira posição, após ter visto Meireles a ser penalizado e perder um lugar no pódio por 1,8s.

Com vários problemas no inicio do rally e um toque no segundo dia, Armindo Araújo fez o possível neste seu regresso ao rallies. No entanto, demonstrou rapidez na manhã de domingo com tempos semelhantes aos mais rápidos.

Carlos Vieira também teve um mau inicio do rally com problema elétrico e capotar no segundo troço. O campeão também melhorou no segundo dia e também provou que se não tivesse tido os problemas iniciais, teria tido um resultado melhor do que a sexta posição.

João Barros não estava nos seus dias, afirmando mesmo que o carro estava impecável, mas o piloto não estava confiante. Com um programa muito reduzido em 2018, Barros disse que ia ponderar melhor a ver se conseguiu estar presente em mais rallies.

Alexander Villanueva esteve bem melhor do que na edição anterior, levando o Skoda à oitava posição a mais de 3 minutos do vencedor.

Paulo Meireles levou o Hyundai alugado a Manuel Castro até à nona posição e Harry Hunt que regressou aos rallies com um Citroën da PH Sport, terminou em décimo a mais de 6 minutos de Moura.

Pedro Antunes dominou nas duas rodas motrizes do principio ao fim, seguido de Daniel Nunes que subiu uma posição após o abandono de Manuel Castro, mas que deu muito espetáculo com o pequeno 208 R2.

O espenhol Efrén Llarena também esteve em bom plano, mas atrasou-se devido à alta ordem de partida no primeiro dia e de ter capotado na manhã de domingo, onde não o impediu de terminar a 40s de Daniel Nunes.

Pedro Almeida terminou a 8.8s de Llarena com o Fabia S2000, mas esteve bem melhor do que Rúben Rodrigues que teve grandes dificuldades em ser rápido nos troços de Fafe e dos reconhecimentos não terem sido os melhores devido ao mau tempo.

Ricardo Teodósio deu um toque na subida após o Confurco e depois partiu-se uma vialete da direção na segunda especial. Teodósio regressou no segundo dia e averbou alguns tempos interessantes, mas sai de Fafe sem pontuar.

Ricardo Matos dominou na Taça FPAK, com mais de 2 minutos de vantagem para Fernando Teotónio e Pedro Sá que foi terceiro.

Fernando Peres foi declarado vencedor do Campeonato Norte de Ralis, mas Ricardo Matos também estava inscrito no mesmo campeonato e foi mais rápido do que Peres, mas foi colocado de parte nos tempos online da cronobandeira.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (8); Miguel Barbosa (5)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1); Miguel Barbosa (SS2); Ricardo Moura (SS3 a 5A); Miguel Barbosa (SS5B a 6); Ricardo Moura (SS7); Miguel Barbosa (SS8 a 9); Ricardo Moura (SS10 a 11)

31º RALLY SERRAS DE FAFE


PRINCIPAIS ABANDONOS:
10 Elias Barros / Paulo Silva (PT) Ford Fiesta R5 (avaria na SS1)
41 José Carlos Macedo / Luís Lisboa (PT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS1/10)
32 Nuno Cardoso / Telmo Campos (PT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS3)
17 António Dias / Daniel Pereira (PT) Skoda Fabia R5 (direção na SS6)
5 Joaquim Alves / Sancho Eiró (PT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS7)
21 Diogo Salvi / Carlos Magalhães (PT) Skoda Fabia R5 (SS10)
33 Manuel Castro / Luís Costa (PT) Hyundai i20 NG R5 (braço de suspensão na SS11)

27 Rúben Moura / André Couceiro (PT) Peugeot 208 R2 (motor na SS1)
11 Hugo Lopes / Nuno Mota Ribeiro (PT) Peugeot 208 R2 (caixa após SS4)
25 Joana Barbosa / Sofia Mouta (PT) Ford Fiesta R2T (presas numa vala)

PONTUAÇÃO CPR:
1º Ricardo Moura (27.7); 2º Miguel Barbosa (21.8); 3º José Pedro Fontes (17); 4º Pedro Meireles (14); 5º Armindo Araújo (12); 6º Carlos Vieira (10); 7º João Barros (8); 8º Paulo Meireles (6); 9º Pedro Antunes (4); 10º Daniel Nunes (2); 11º Pedro Almeida; Rúben Rodrigues; Paulo Neto; Hélder Miranda: Pedro Paixão; Miguel Correia (1)

PONTUAÇÃO CPR 2RM:
1º Pedro Antunes (28.15); 2º Daniel Nunes (20.9); 3º Paulo Neto (17); 4º Hélder Miranda (14); 5º Pedro Paixão (12); 6º Miguel Correia (10.42)

















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